Senado Federal aprova projeto que prorroga declaração de Imposto de Renda até julho
Até então, os contribuintes tinham que fazer a declaração até o dia 30 de abril. A proposta ainda precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados e ser sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro
Um Projeto de Lei (PL) que prorroga para o dia 31 de julho a entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2021 foi aprovado no Senado Federal. Até então, os contribuintes tinham que fazer a declaração até 30 de abril.
Apesar do PL propor a mudança na data da entrega da declaração, o cronograma de pagamento da restituição não muda:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 30 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
Entre as mudanças previstas, o senador relator da proposta, Plínio Valério (PSDB-AM), mudou o número de parcelas de pagamento do Imposto de Renda: os contribuintes terão de pagar em, no máximo, seis vezes, e não mais em oito parcelas.
“Isso foi feito para atender, pelo menos, um ponto de vista da União. Eles foram taxativos: prorrogar para janeiro e fevereiro [parcelas do imposto a pagar] retiraria, do Orçamento de 2021, um valor estimado em R$2,6 bilhões, que serão transferidos para o Orçamento de 2022. Ou seja, é um assunto já muito complicado e a gente complicaria ainda mais”, afirmou o senador.
A proposta ainda precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados e ser sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro.
Até agora, 11 milhões de declarações foram entregues, de acordo com a Receita Federal, que espera 32 milhões de declarações. A declaração pode ser feita de três maneiras:
ONLINE: pelo Portal e-CAC (https://cutt.ly/clMSCm4), com importação de informações do ano anterior.
CELULAR E TABLET: através do aplicativo “Meu Imposto de Renda”
PROGRAMA IPRF: o Programa Gerador de Declaração (PGD) está disponível para download no site Receita Federal
Mais informações, acesse o site da Receita Federal: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br