Receita Federal libera consulta do 1º lote de restituição do Imposto de Renda 2021

Este 1º lote soma R$ 6 bilhões que serão pagos no dia 31 de maio para 3,4 milhões de contribuintes. O prazo para enviar a declaração do imposto de renda termina na próxima segunda-feira (31), após ser prorrogado em abril por causa da pandemia da Covid-19


A partir desta segunda-feira (24), a Receita Federal começou a liberar as consultas do 1º lote de restituição do Imposto de Renda 2021, referente ao ano de 2020.

Este 1º lote soma R$ 6 bilhões que serão pagos no dia 31 de maio para 3,4 milhões de contribuintes. É possível consultar o lote pelo aplicativo da Receita Federal ou pelo site: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br

O 1º lote de restituição do Imposto de Renda 2021 dá prioridade legal para quatro grupos:

  • idosos acima de 80 anos
  • contribuintes de 60 a 79 anos
  • contribuintes que possuem deficiência física ou mental ou moléstia grave
  • contribuintes em que a maior fonte de renda seja o magistério

De acordo com a Receita Federal, quando o contribuinte fizer a consulta da restituição, já saberá se caiu na “malha fina”, ou seja, se existe alguma pendência que o impeça de ser restituído.

De um total de 32 milhões, até esta segunda-feira (24), mais de 23 milhões de pessoas já haviam enviado suas declarações de imposto de renda. Cerca 95% utilizaram fizeram a declaração através do Programa IRPF, 4% declararam o Imposto de Renda por celulares e tablets, e 1% utilizaram o portal e-CAC.

Contribuintes devem enviar suas declarações até a próxima segunda-feira (31). O prazo foi prorrogado em abril por causa da pandemia da Covid-19.

Quem não juntou todos os documentos para enviar e está com o prazo apertado pode enviar a declaração incompleta e, depois, fazer uma “Declaração Retificadora”. No entanto, depois do dia 31 de maio não é mais possível mudar o modelo da declaração para simples ou completa.

Confira o cronograma de pagamento das restituições:

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 30 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

©2021 Deltha Contabilidade - Todos os direitos reservados. | by Cloudbe

× Como podemos te ajudar?

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?