Por causa da pandemia, matérias-primas somem e indústrias não conseguem atender clientes

De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 73% das empresas da indústria geral e 72% das companhias de construção não têm conseguido produzir seus produtos por causa da falta de insumos e matérias-primas


De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 73% das empresas da indústria geral e 72% das companhias de construção não têm conseguido produzir seus produtos por causa da falta de insumos e matérias-primas.

Esse índice não mudou muito do ano passado quando o percentual estava em 75% e 72%, respectivamente.
“Essa desestruturação das cadeias produtivas ainda é resultado das enormes incertezas que a economia atravessou na primeira onda (da pandemia). A compra de insumos pelas empresas foi cancelada e os estoques foram reduzidos, um movimento que atingiu praticamente todas as empresas das cadeias de produção”, afirmou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

Além dessa dificuldade de encontrar insumos, 45% das empresas da indústria geral entrevistadas em fevereiro também disseram que não conseguem atender seus clientes. No ramo da construção, 30% das empresas estão sem atender clientes.

A falta de insumos e matérias-primas são alguns motivos porque montadoras de veículos suspenderam suas produções neste ano, a exemplo da Mercedes-Benz, Volkswagen, Renault, entre outras.

Enquanto isso, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) registrou uma queda de 3,7 pontos neste mês de março, chegando a 104,2 pontos: o menor nível desde agosto de 2020.

“A queda na confiança da indústria vem sendo influenciada pelo aumento do pessimismo em relação aos próximos meses. As perspectivas de redução da produção estão diretamente relacionadas à uma percepção de diminuição da demanda atual e de dificuldades previstas para os negócios nos próximos meses diante do recrudescimento da pandemia”, avaliou Claudia Perdigão, economista da FGV IBRE (Fundação Getúlio Vargas/Instituto Brasileiro de Economia).


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

©2021 Deltha Contabilidade - Todos os direitos reservados. | by Cloudbe

× Como podemos te ajudar?

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?