Sustentabilidade tecnológica são apostas de empresas que querem preservar o meio ambiente

Um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que a Organização das Nações Unidas criou, por exemplo, e que fazem sentido para as empresas é o “Consumo e Produção Responsáveis”. Além dos produtos, a tecnologia sustentável invoca boas práticas de comportamento


Um empresa sustentável. Hoje em dia é isso o que muitos profissonais procuram na hora de enviar um currículo. Pensar no meio ambiente, afinal, é super importante para determinar a continuidade do próprio meio ambiente e das futuras gerações.

Um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que a Organização das Nações Unidas criou, por exemplo, e que fazem sentido para as empresas é o “Consumo e Produção Responsáveis”.

Esse objetivo diz respeito, por exemplo, a forma de produção (como aderir ao home office) e de consumo de produtos (como reutilização de equipamentos). A reutilização de equipamentos, por exemplo, pode economizar 1.500 litros de água, o equivalente a um computador seminovo.

Essas características fazem parte do “Sistema de Gestão ambiental” (ISO 140001) que algumas companhias querem associar às suas marcas. Ao se identificarem como ambientais, muitas marcas saem ganhando. Uma pesquisa da Nielsen, por exemplo, registrou que 66% dos clientes são favoráveis a gastar mais em um produto se a empresa se afirma como sustentável. No Brasil, cerca de 29% dos consumidores já compram de marcas com práticas sustentáveis.

“O consumidor, como ser humano, está sempre mudando, aprendendo, ampliando a sua consciência. E como fruto desse processo de constante evolução, recentemente a sociedade como um todo voltou a sua atenção para o meio ambiente”, afirma Fabiana Tchalian, co-fundadora da Água na Caixa.

A sustentabilidade também pode passar por vários processos: concepção do produto aos serviços, produção com materiais certificados, minimização do desperdício, descarte pelo consumidor. A sustentabilidade empresarial, aliás, deve permitir que as pessoas se sustentem, sobrevivam e atuem de maneira sustentável.

Além dos produtos, a tecnologia sustentável invoca boas práticas de comportamento. Alguns dos benefícios de tecnologias sustentáveis nas empresas são:

  • produção inovadora
  • logística menos poluente
  • uso de dados para análises
  • menos descarte e produção mais assertiva
  • conscientizar os consumidores para poluirem menos
  • colaboradores mais preocupados com o meio ambiente

SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

©2021 Deltha Contabilidade - Todos os direitos reservados. | by Cloudbe

× Como podemos te ajudar?

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?