Serasa muda metodologia da pontuação do score de crédito; veja o que impacta


A Serasa lançou nesta segunda-feira (14) uma atualização da metodologia da pontuação do score de crédito


A Serasa lançou nesta segunda-feira, 14, uma atualização da metodologia da pontuação do score de crédito e permitirá que o consumidor conecte as informações bancárias para compor o cálculo da pontuação de crédito. Denominado de Score versão 3.0, o novo modelo possibilita que os dados de contas bancárias sejam incluídos na análise do perfil de cada consumidor, o que, segundo a empresa, gera um resultado mais preciso e personalizado na pontuação.

Entre as informações levadas em consideração para o novo cálculo estão o extrato da conta-corrente, o salário e a renda, histórico e limite do cartão de crédito, financiamentos e outros serviços contratados.

“A conexão bancária, principal mudança da nova versão, permite uma análise mais real e assertiva de todas as transações financeiras, como o saldo disponível, os investimentos do correntista e seu histórico de cheque especial. São informações valiosas, principalmente para pessoas com pouco histórico de crédito ou financeiro, que podem contribuir de forma significativa e ser um grande alavancador no resultado da pontuação”, disse a empresa, em nota divulgada.

Entretanto, vale lembrar que, a depender da gestão financeira do consumidor, a pontuação poderá oscilar ao longo do tempo, mesmo após a conexão feita – o que pode fazer com que o Serasa Score venha a reduzir os pontos que aumentaram, caso o comportamento financeiro altere.

“O Score é construído a partir de informações emitidas pelo mercado sobre determinada pessoa. Se o consumidor está iniciando sua vida financeira ou não tem histórico de crédito, a pontuação pode não refletir exatamente sua realidade. Ao possibilitar a conexão bancária, permitimos que o brasileiro forneça diretamente informações que podem melhorar sua pontuação e facilitar o acesso a crédito”, explica Amanda Castro, gerente do Serasa Score.

O que é o Serasa Score?

A pontuação varia de zero a 1.000 e  indica para o mercado quais as probabilidades de o consumidor pagar as suas contas em dia. O indicador traduz com fidelidade o histórico do comportamento financeiro de quem busca crédito no mercado.

Os critérios considerados para o cálculo são divididos em grupos, e cada categoria tem determinado peso para influenciar nos pontos do Serasa Score. A pontuação considera informações positivas e negativas do consumidor. Dívidas em atraso, por exemplo, reduzem a pontuação, mas manter um bom histórico de pagamentos aumenta o Score. A conexão bancária pode fortalecer esse ponto.

Para facilitar o entendimento do consumidor, a Serasa disponibiliza faixas para categorizar a pontuação: um Score na faixa Muito Bom situa-se entre 701 e 1.000 pontos, mostrando a alta probabilidade de o usuário honrar com seus compromissos de crédito. Entre 501 e 700, a pontuação é considerada Boa. A faixa de 301 e 500 fica na classificação Regular, sendo que a de zero a 300 é considerada uma pontuação Baixa. Fonte: Exame


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

©2024 Deltha Contabilidade - Todos os direitos reservados. | by Cloudbe

× Como podemos te ajudar?

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?