Receita Federal prorroga entrega da Escrituração Contábil Digital para o final de julho

A Escrituração Contábil Digital (ECD) foi criada para substituir a escrituração física, de papel. E, segundo a Receita Federal, é uma das obrigações acessórias das empresas brasileiras que reúne os dados dos livros contábeis para que os órgãos reguladores verifiquem a regularidade da empresa


A transmissão da Escrituração Contábil Digital (ECD), referente ao ano de 2020, foi prorrogada pela Receita Federal para ser enviada até o dia 30 de julho de 2021, e não mais até o fim de maio.

“A medida atende a pedidos de entidades de classe da área contábil, que afirmam estar tendo dificuldades em exercer suas atividades por conta das restrições decorrentes da pandemia de Covid-19. A medida vale, inclusive nos casos de extinção, incorporação, fusão e cisão total ou parcial da pessoa jurídica e não altera as demais disposições referentes à ECD, previstas na Instrução Normativa RFB nº 1.774, de 2017”, informou a Receita Federal.

A Escrituração Contábil Digital foi criada para substituir a escrituração física, de papel. E, segundo a Receita Federal, é uma das obrigações acessórias das empresas brasileiras que reúne os dados dos livros contábeis para que os órgãos reguladores verifiquem a regularidade da empresa.

“Sendo assim, a ECD reúne todas as movimentações financeiras e tributárias conhecidas pelos contadores, como por exemplo, o livro diário e seus auxiliares; o livro razão e seus auxiliares; além dos balancetes diários e fichas de lançamento”, explica a Receita Federal.

A ECD deve ser feita através do Programa Gerador de Escrituração (PGE), que é acessado pelo Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

©2021 Deltha Contabilidade - Todos os direitos reservados. | by Cloudbe

× Como podemos te ajudar?

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?