Receita Federal detecta divergências em Escrituração Contábil Fiscal e envia alertas para 58 mil empresas
Os alertas foram enviados pela caixa postal do e-CAC, contendo dados de 2018 e/ou 2019. Das 58.110 empresas onde foram encontradas divergências de informações, 18.892 estão no Estado de São Paulo. Nesses dois anos, apenas 3,5% dos contribuintes enviaram as informações corretas e completas
Mais de 58 mil empresas em todo o Brasil começaram a receber alertas da Receita Federal que encontrou divergências na Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e também em outras informações existentes na base de dados do Fisco.
A Receita Federal detectou que os dados fiscais de atividade econômica de algumas empresas não informam sobre a Escrituração Contábil Fiscal. Nesses dois anos, apenas 3,5% dos contribuintes enviaram as informações corretas e completas.
Os alertas foram enviados pela caixa postal do e-CAC, contendo dados de 2018 e/ou 2019. Das 58.110 empresas onde foram encontradas divergências de informações, 18.892 estão no Estado de São Paulo.
“A comunicação da Receita Federal tem como objetivo alertar as empresas para que possam revisar e corrigir as informações prestadas na ECF de forma espontânea, ou seja, sem a aplicação de multa. As empresas têm até 12 de julho de 2021 para corrigirem os dados sem penalidades”, informou a Receita Federal.
Empresários não precisam sair de casa ou do trabalho para ir numa unidade de atendimento procurar informações. Todas as dúvidas podem ser enviadas à equipe da ECF, no portal SPED: http://sped.rfb.gov.br/
Além disso, todas as informações para envio correto dos dados estão disponíveis no site: https://cutt.ly/zntCcd5
A Escrituração Contábil Fiscal é uma das obrigações das pessoas jurídicas e são utilizadas pela Receita Federal para verificar os valores da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ).
Constatado o erro, as empresas devem retificar a Escrituração Contábil Fiscal e apresentar um novo documento.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br