Pesquisa Sensor aponta estabilidade da atividade industrial paulista
Pesquisa ouviu 30 das principais indústrias do estado e mostra bons números para o mês.
A pesquisa Sensor, que mede o andamento da atividade da indústria de transformação mês a mês, trouxe dados que demonstram estabilidade no setor no Estado de São Paulo. Para a análise, foram ouvidos 30 representantes das principais indústrias do estado. A pontuação total da pesquisa foi de 49,0 pontos em junho, cerca de 0,3 pontos abaixo dos meses de abril e maio, que apontava 50,2 pontos para ambos. No entanto, apesar da baixa, os números indicam estabilidade. Isso acontece porque não há alterações muito bruscas nos indicativos.
O estudo ainda traz outro números animadores como o indicador de emprego que marca 51,7 pontos no mês de junho, mantendo-se acima de 50 pontos, e isso vem acontecendo desde março.
Outros medidores também demonstram essa estabilidade, caso do indicador de mercado, que mensura a percepção sobre o setor de atuação, e neste mês está em 50,0 pontos. São cerca de 0,9 pontos maiores do que no mesmo período do ano passado. Já os estoques ficaram em 51,9 pontos, com leve aumento de 0,2 pontos com relação ao mês anterior.
No entanto, há números que acendem o alerta. Os investimentos encerram o mês em 46,7 pontos, 2,8 pontos a menos quando comparado com maio em que a pontuação foi de 49,5 pontos, mantendo-se abaixo de 50,0 pontos. As vendas também estão abaixo dos 50,0 pontos, com apenas 48,0 pontos, cerca de 0,5% a menos que o mês anterior.
Fotos: Freepik
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br
Tags: economia