Pesquisa revela que consumidores brasileiros preferem empresas com práticas sustentáveis

Ainda de acordo com o estudo, funcionários e fornecedores valorizam mais o local de trabalho dessas empresas e os clientes dão a elas mais credibilidade. Por causa disso, o conceito de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) se tornou comum nas empresas que querem adotar práticas sustentáveis em seu sistema de trabalho


Um estudo da agência de pesquisa norte-americana, Union + Webster, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), mostrou que, na hora de comprar qualquer produto, 87% da população brasileira escolhe produtos/serviços de empresas sustentáveis, sendo que 70% das pessoas não se importa de pagar mais caro.

Ainda de acordo com o estudo, funcionários e fornecedores valorizam mais o local de trabalho dessas empresas e os clientes dão a elas mais credibilidade.

Por causa disso, o conceito de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) se tornou comum nas empresas que querem adotar práticas sustentáveis em seu sistema de trabalho.

“É o desafio da década. Avaliar as melhores práticas não é só nas operações com cliente que captam recursos para transformação de energia e tudo mais, é um compromisso que precisa ser assumido por todas as empresas e governos”, opina Leila Melo, do comitê executivo do Itaú Unibanco e presidente do Conselho de Autorregulação da Febraban.

No ano 2.000, por exemplo, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Pacto Global ONU para incentivar empresas a “alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade”.

Com mais de 16 mil membros, sejam empresas ou organizações, o Pacto Global é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. As empresas que aderem ao Pacto Global têm a responsabilidade de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

  1. Erradicação da pobreza
  2. Fome zero e agricultura sustentável
  3. Saúde e Bem-Estar
  4. Educação de qualidade
  5. Igualdade de gênero
  6. Água potável e saneamento
  7. Energia limpa e acessível
  8. Trabalho decente e crescimento econômico
  9. Indústria, inovação e infraestrutura
  10. Redução das desigualdades
  11. Cidades e comunidades sustentáveis
  12. Consumo e produção responsáveis
  13. Ação contra a mudança global do clima
  14. Vida na água
  15. Vida terrestre
  16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes
  17. Parcerias e meios de implementação

SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

©2021 Deltha Contabilidade - Todos os direitos reservados. | by Cloudbe

× Como podemos te ajudar?

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?