Painéis solares em residências no Brasil cresceu mais de 2000% em três anos
Visando combater o aumento da conta de luz, a auto geração de energia limap é solução para o bolso e para o ambiente
O clima no Brasil é propício para usar energias limpas, como os painéis solares, e não é de hoje que os brasileiros estão aderindo ao novo recurso, que possui instalação fácil e gera economia na tão questionada conta de luz, que vêm sofrendo sucessivos aumentos de tarifas, devido a crise hídrica que acionamento das usinas termoelétricas, tornando a produção de energia mais cara no país.
Mas onde há um problema, pode haver uma solução também. Segundo Paulo César Domingues, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), o uso de energia solar em residências aumentou em 2000%, de 3 anos pra cá.
Para Paulo, o país possui uma das matrizes energéticas mais renováveis do mundo, sendo 48% de fontes renováveis, muito maior do que os 14%, que é a média mundial, além disso, 85% da eletricidade brasileira bem de energia renovável, onde a média mundial é de 20%.
Esse crescimento de energia solar faz o Brasil produzir 10 gigawatts, equivalendo a 70% da capacidade instalada de Itaipu, instalada no Rio Paraná, e o principal produtor de energia elétrica no Brasil.
É evidente que o brasileiro está buscando todas as alternativas possíveis para conter o avanço da inflação nas contas no fim do mês, o custo de instalação de painéis solares pode sair um pouco caro à primeira vista, mas renderá uma grande economia no final de cada mês.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br
Tags: energia solar