Open Finance: crescente adesão acende alerta aos riscos de golpes e vazamentos de dados


Bancos e fintechs são protagonistas e devem investir em tecnologias que garantam a privacidade e segurança de dados dos clientes, aponta especialista da Incognia


O Open Finance Brasil ou Sistema Financeiro Aberto, é uma iniciativa do Banco Central do Brasil cujo objetivo é, mediante a permissão dos usuários, oferecer a possibilidade destes clientes de produtos e serviços financeiros, compartilharem suas informações com instituições autorizadas pelo BACEN, além da movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas. No entanto, ainda que essa nova oferta possa melhorar a experiência e a personalização dos produtos e serviços adequados ao perfil do usuário, este não está blindado dos riscos de golpes digitais.

O Open Finance foi lançado oficialmente no final do terceiro trimestre de 2022 e, desde então, mais de quatro milhões de pessoas passaram a utilizá-lo, e 250 milhões de chamadas de API por semana foram registradas, representando o maior volume do mundo, segundo o Banco Central.

Apesar de o Open Finance possuir uma camada muito forte de segurança e seguir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), dada a crescente adesão ao sistema financeiro aberto, é imprescindível que bancos e fintechs implementem soluções de segurança digital capazes de proteger os dados dos usuários e prevenir o roubo de contas, ações que se tornam mais vulneráveis com a exposição de informações em múltiplas plataformas.

Mesmo que a implementação do Open Finance siga o curso adequado de captação de dados pessoais dos usuários e que as instituições financeiras atestem a segurança desta inovação, o principal desafio tem sido controlar golpes associados à engenharia social, através da qual consumidores são persuadidos a fornecerem seus dados para fraudadores que se passam por vendedores de produtos disponibilizados por instituições financeiras.

Felizmente o mercado já disponibiliza tecnologias que reforçam a segurança de contas e proteção de dados, além de identificar acessos indevidos a contas. É o caso da Incognia, empresa pioneira em identidade baseada em localização, que combina sinais de GPS, Wi-Fi, Bluetooth e rede com inteligência de dispositivos para validar com precisão, mesmo em ambientes fechados, dispositivos que tentam acessar contas de forma ilícita, levando a prevenção à fraude para novos patamares.

“Dados de localização precisos são capazes de identificar comportamentos suspeitos e dispositivos reincidentes de fraudes, prevenindo roubos de conta e ataques em escala. É essencial que instituições financeiras utilizem formas alternativas de verificar um usuário que vão além de credenciais estáticas ou utilização de bases de dados de terceiros. A geolocalização oferece este diferencial, pois a combinação poderosa do comportamento de localização e da inteligência dos dispositivos não somente atinge performance sem precedentes como também não requer acesso a dados pessoalmente identificáveis dos usuários para mantê-los seguros. Ou seja, é possível identificar um acesso indevido à conta de uma vítima de engenharia social e impedir a fraude antes que ela aconteça. Dessa forma, todo o ecossistema de serviços financeiros se beneficia,” explica André Ferraz, CEO e cofundador da Incognia.

A empresa também oferece um recurso de Device Fingerprinting robusto que possibilita reidentificar dispositivos comprometidos, mesmo que façam uso de ferramentas como emuladores ou utilizem técnicas de falsificação de GPS ou clonagem de aplicativos. Além disso, a Incognia possui uma watchlist, ou lista de monitoramento, criada a partir da sua base de 200 milhões de dispositivos nos quais a tecnologia está embarcada, para verificar regiões e localizações suspeitas, sendo capaz de identificar locais que estejam cometendo fraudes em escala, como no caso de invasão de contas a partir de dados obtidos de usuários legítimos. Soluções com novas abordagens do mercado devem ser priorizadas para que o Open Finance permaneça como uma oferta positiva para os usuários, mantendo golpes e fraudes distantes.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

©2024 Deltha Contabilidade - Todos os direitos reservados. | by Cloudbe

× Como podemos te ajudar?

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?