Michelin desenvolve pneus sem câmara de ar e promete instalar em carros em 2024


O novo pneu é feito de plástico junto a fibra de vidro e pode ser produzido a partir de impressoras 3D


A tecnologia vai avançando em diversos setores, no automobilismo, por exemplo, já há carros movidos a energia elétrica, ou a célula de hidrogênio, se preocupando com os problemas ambientais que estamos vivendo, ocasionando em mudanças climática por conta dos gases do efeito estufa, entre outros problemas.

Mas dessa vez são os pneus que ganharam destaque, a fabricante Michelin, em parceria com a General Motors, desenvolveu um pneu que dispensa a necessidade de encher de ar para criar atrito com o solo, batizado de Uptis (sigla em inglês para Sistema Único de Pneus à Prova de Furos). A novidade está previsto para chegar aos mercados em 2024.

A troca do ar pelas flexíveis palhetas de plásticos fundido com fibras de vidro tornará a vida útil do pneu muito maior, mais resistente a buracos e furos, ocasionando na dispensa de estepes. Estas palhetas se adaptam ao solo de acordo com a superfície do asfalto e a direção. Desse modo, pregos ou qualquer objeto capaz de furar ou cortar o pneu deixam de ser um problema para o motorista.

O meio ambiente também agradece com a fabricação sustentável da Uptis, o novo pneu pode ser feito através de impressoras 3D, reduzindo o descarte de microplástico nos oceanos.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

Tags:
0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

©2021 Deltha Contabilidade - Todos os direitos reservados. | by Cloudbe

× Como podemos te ajudar?

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?