Marinha do Brasil desenvolve primeiro motor nuclear e será usado em submarinos


São poucos países que possuem essa tecnologia e o Brasil será o primeiro a ter um combustível nuclear para esse motor


A Marinha do Brasil produziu, de forma inédita no país, um motor 100% nacional movido a energia nuclear. O protótipo será instalado em um submarino e entrará em período de testes.

A 125 km da cidade de São Paulo, em Iperó, que está localizado o Centro Tecnológico da Marinha, agora o Brasil faz parte de um seleto grupo de países que dominam esse tipo de tecnologia, junto a Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França, China e Índia.

A Marinha não divulga resultados de testes e pesquisas e age no sigilo, pois segundo eles, é para a segurança do projeto e que esse motor nuclear seja usado apenas pela Marinha, sem que caia nas mãos de pessoas com más intenções com essa tecnologia perigosa.

Os testes de segurança são fundamentais para entender o funcionamento e prevenir possíveis acidentes e problemas, sendo o teste em solo terrestre, para que não coloque em risco a vida de passageiros em alto mar.

O projeto não tinha andamento porque nenhum país no mundo fornece combustível nuclear para um motor nuclear, mas o Centro Nuclear Industrial da Marinha se aventurou em pesquisas com Urânio e solucionou esse problema.

Para se ter uma ideia da dimensão do poder do motor nuclear, as baterias em um submarino são carregadas através de combustível diesel, com funcionamento de 45 dias, o motor nuclear terá autonomia de 7 anos! Impressionante.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

Tags:
0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

©2021 Deltha Contabilidade - Todos os direitos reservados. | by Cloudbe

× Como podemos te ajudar?

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?