Inspirações de livros de finanças e como podemos aplicar os conceitos na prática
O professor Eduardo Becker indica os que considera os melhores livros para quem quer e precisa aprender a administrar o dinheiro
Por Eduardo Becker, professor dos programas B3 na Saint Paul Escola de Negócios
É sempre assim: depois que começamos a investir e perceber que a cada mês vemos o nosso dinheiro “crescer”, ficamos cada vez mais animados, querendo saber mais. E não há melhor lugar para aprender coisas novas do que nos livros. Afinal, eles passaram pelo teste do tempo – se um livro é um best seller, certamente há alguma coisa para aprender com ele.
Pensando nisso, preparei uma lista de livros indispensáveis para quem se interessa por investimentos e os conceitos principais de cada um deles que podem ser aplicados na prática em sua vida financeira. São eles:
O Homem Mais Rico da Babilônia – George S. Clason
Este clássico de 1926 talvez seja o primeiro livro de finanças já publicado. Indispensável, a obra ensina de uma forma agradável os segredos de uma vida próspera e financeiramente confortável, mostrando como alcançar este objetivo.
Entre os ensinamentos do livro, os principais são: descubra o que gosta e faça disso o seu trabalho; poupe uma parte do que ganha – para cada moeda que você ganhar, pague uma a si mesmo e depois viva com as outras nove; e, finalmente, invista a sua poupança para que seu dinheiro gere mais dinheiro, independente do seu trabalho.
Pai Rico, Pai Pobre – Robert Kiyosaki
Outro livro imperdível que explica a diferença entre os ativos (coisas que colocam dinheiro no seu bolso) e passivos (coisas que tiram dinheiro do seu bolso). A obra de 1997 também ensina como colocar o dinheiro para trabalhar para você e explica porque a maioria das pessoas não consegue sair do ciclo de trabalho para pagar as contas e não ficar rico nunca.
Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker
O maior ensinamento deste livro é que a riqueza é basicamente fruto de uma forma de pensar: “Se você mudar o modo como encara o dinheiro – e o que fazer com ele – conseguirá atingir a liberdade financeira no futuro”.
Muitas das limitações que temos em relação ao dinheiro estão em nosso sistema de crenças que acabam por dirigir as nossas ações. Escrito de forma bastante acessível para leigos e iniciantes em finanças e investimentos, este livro ajudará você a mudar a forma como lida com o dinheiro em sua vida.
O Investidor Inteligente – Benjamin Graham
Este é um livro um pouco mais técnico, voltado àqueles que já começaram a investir e entendem um pouco mais dos mecanismos do investimento.
O autor foi a grande inspiração para que Warren Buffet – um dos homens mais ricos do mundo – conquistasse sua fortuna. Falando sobre estratégias de investimento, o livro oferece passos práticos sobre como construir e como fazer a gestão de uma carteira de investimentos. Dividido em três partes, o livro mostra como funcionam os mecanismos do dinheiro no mundo dos investimentos, depois parte para a prática dos investimentos e, por fim, fala sobre como encontrar empresas de valor para investir em suas Ações na Bolsa de Valores.
Os Segredos de George Soros e Warren Buffet – Mark Tier
Ícones do mundo dos investimentos, cada um ao seu estilo e com seu conjunto de técnicas, Buffet e Soros demonstraram com suas próprias trajetórias que não há uma fórmula única para ter sucesso nos investimentos.
Aliás, suas estratégias de investimento são absolutamente opostas. Enquanto Buffet procura empresas de valor cujas Ações estejam baratas para comprá-las e jamais vendê-las (pelo menos enquanto as empresas permanecerem boas), George Soros procura por barganhas – ele é basicamente um especulador que compra algo barato e vende mais caro, auferindo lucro.
Talvez você não se torne o próximo Buffet ou Soros, mas este livro dará a você muitas ideias sobre como pensar o dinheiro.
Conclusão
Como no livro “Os Segredos da Mente Milionária”, o segredo dos investimentos e da riqueza reside na forma de pensar. E de acordo com essa forma, você tomará as ações necessárias para atingir o seu objetivo.
Ler bons livros de finanças e investimentos, além da biografia de grandes investidores, pode ser algo bastante divertido e algo bastante inspirador, que nos ajuda a aprender cada vez mais sobre como multiplicar o nosso dinheiro e garantir uma vida com conforto.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br