Inflação de setembro é a maior desde a implantação do real em 1994


Botijão de gás, conta de luz e gasolina são os grandes vilões na conta do brasileiro


A inflação disparou 1,16% em setembro, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), essa é a maior alta desde a implantação do real, em 1994. O grande vilão do momento é a conta de luz, com as bandeiras tarifárias em decorrência da crise hídrica e do acionamento das usinas termoelétricas, onde a produção de energia é mais cara e mais poluente, aumentando, em média, 6,5% nas contas de luz do brasileiro. A bandeira tarifária acrescenta em R$ 14,20 a conta para cada 100 kWh consumido.

Além disso, o gás de botijão aumentou pelo 16º mês consecutivo, aumentando em 3.91% em setembro, especialistas alegam que as distribuidoras aumentaram o preço do produto, repassando esse valor para os consumidores finais.

Os transportes aumentaram em 1,82% devido ao elevado aumento na gasolina, onde, no acumulado dos últimos 12 meses, aumentou em 39,6%, tornando outro grande vilão da economia brasileira, fazendo com que muitas pessoas optem pelo transporte público ao irem trabalhar.

Após sete meses consecutivos de alta no preço da carne, neste mês de setembro, houve uma queda de 0,21%, tornando a alta da alimentação em geral um pouco menor do que o previsto, ficando em 1,19%, o motivo se dá pela redução de exportações para a China, aumentando a oferta de carne em território nacional.

Alguns alimentos também sofreram queda no último mês, a cebola (-6,43%), pão francês (-2%), arroz (-0,97%), em contrapartida, frutas (5,39%), café (5,5%), frango inteiro (4,5% e em pedaços (4,42%) tiveram seus respectivos aumentos.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

Tags:
0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

©2021 Deltha Contabilidade - Todos os direitos reservados. | by Cloudbe

× Como podemos te ajudar?

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?