Gasolina a R$ 7 gera preocupação com bolso dos brasileiros
Alta no preço da gasolina preocupa que faz uso diário do carro, governo federal tenta diminuir ICMS para conter aumento
A gasolina está se tornando um problema sério no bolso dos brasileiros, em algumas cidades do país, o preço do combustível chegou a R$ 7, fazendo repensar sobre a utilização do automóvel no dia a dia.
Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, o preço da gasolina aumentou 27,51% no acumulado até julho. São vários fatores que fizeram com que o preço elevasse tanto neste ano. Mas, qual é a razão para todo esse aumento estrondoso?
O preço da gasolina é a junção do preço fixado pela Petrobras (33,6%), com os tributos federais, sendo o PIS/Pasep, Cofins e Cide (11,5%), tributos estaduais, o ICMS (27,6%), e o custo das distribuidoras, no caso, os postos (10,4%).
Durante o governo Temer, a Petrobras passou a vender os combustíveis de acordo com o valor do petróleo no mercado internacional (em dólar), fazendo com que a desvalorização do real e a alta do dólar impactasse diretamente no valor da gasolina no país.
O Presidente Jair Bolsonaro propôs aos governos estaduais, a redução do ICMS, tributo estadual, para conter a alta no preço da gasolina, mas proposta está sendo questionada por governadores estaduais.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br