Gasolina a R$ 7 gera preocupação com bolso dos brasileiros


Alta no preço da gasolina preocupa que faz uso diário do carro, governo federal tenta diminuir ICMS para conter aumento


A gasolina está se tornando um problema sério no bolso dos brasileiros, em algumas cidades do país, o preço do combustível chegou a R$ 7, fazendo repensar sobre a utilização do automóvel no dia a dia.

Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, o preço da gasolina aumentou 27,51% no acumulado até julho. São vários fatores que fizeram com que o preço elevasse tanto neste ano. Mas, qual é a razão para todo esse aumento estrondoso?

O preço da gasolina é a junção do preço fixado pela Petrobras (33,6%), com os tributos federais, sendo o PIS/Pasep, Cofins e Cide (11,5%), tributos estaduais, o ICMS (27,6%), e o custo das distribuidoras, no caso, os postos (10,4%).

Durante o governo Temer, a Petrobras passou a vender os combustíveis de acordo com o valor do petróleo no mercado internacional (em dólar), fazendo com que a desvalorização do real e a alta do dólar impactasse diretamente no valor da gasolina no país.

O Presidente Jair Bolsonaro propôs aos governos estaduais, a redução do ICMS, tributo estadual, para conter a alta no preço da gasolina, mas proposta está sendo questionada por governadores estaduais.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

©2021 Deltha Contabilidade - Todos os direitos reservados. | by Cloudbe

× Como podemos te ajudar?

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?