Festival de economia criativa abre inscrições para premiar artistas periféricos empreendedores

O festival acontece entre os dias 12 e 18 de abril com o tema: “O Encontro da África com o Brasil”. A ideia é selecionar 21 projetos baseados na Economia Criativa, dentro dos seguintes eixos: Audiovisual, Literatura, Gastronomia, Artes Plásticas e Manuais, Hip Hop, Ritmos e Teatro


Artistas e organizações artísticas das periferias de São Paulo têm até o dia 17 de março para se inscreverem na 1º edição online do Festival UBUNTU, promovido pela Versa Cultural, com apoio do Ministério do Turismo e Governo de São Paulo.

O festival acontece entre os dias 12 e 18 de abril com o tema: “O Encontro da África com o Brasil”. A ideia é selecionar 21 projetos baseados na Economia Criativa e que estejam enquadrados em pelo menos um dos seguintes eixos:

Audiovisual e Novas Tecnologias: abrange as atividades ligadas à associação de som e imagem e suas correlações, por meio de produções ficcionais e não-ficcionais, tais como: artísticas, documentais, institucionais, jornalísticas etc. Poderão participar curtas e médias metragens (de até 40 minutos), desenvolvedores de games, filmes de animação, aplicativos para celulares e tabletes que tenham recorte e/ou temática cultural. Vídeo-arte, arte interativa e jogos digitais.

Literatura: poderão se inscrever autores de contos, crônicas, poesia e/ou demais gêneros literários; administradores de sebos, bibliotecas, lojas de livros e pequenos empreendimentos/projetos relacionados à literatura que promovam o estímulo à leitura em seus espaços.

Gastronomia: poderão se inscrever profissionais, empresas e entidades que estejam envolvidos no desenvolvimento de empreendimento/projeto que contribua com a comunidade local, com o estudo e a demonstração de pratos típicos, ou se apresentem como alternativas inovadoras para o desenvolvimento e a integração sócioeconômico-cultural na área gastronômica.

Artes Plásticas e Manuais: poderão se inscrever artesãos, pintores, escultores, caricaturistas, costureiras, cenógrafos, figurinistas, bordadeiras e todos os profissionais que desempenhem atividades artísticas relacionadas às artes manuais.

Hip Hop: destinado à participação de artistas/promotores do segmento hip hop em seus quatro elementos: grafiteiros, dançarinos, rappers/MCs e DJs.

Ritmos: destinado à participação de músicos, cantores, bailarinos, capoeiristas, que atuam em manifestações culturais tradicionais e/ou contemporâneas e demais artistas da expressão vocal e corporal não contemplados nos eixos anteriores.

Teatro: poderão ser inscritos projetos relacionados a esquetes teatrais, contação de histórias humorísticas, teatro de bonecos, fantoches, musicais, leituras dramáticas, monólogos, performances e outras expressões do Teatro.

“A premiação será realizada por módulo. Ou seja, para os módulos denominados como ‘apresentação’, a premiação será de R$ 5.000,00 para cada trabalho. Já os módulos definidos como ‘oficina’, a premiação é de R$ 3.000,00 para cada trabalho selecionado”, informou a organização do Festival.

A divulgação dos projetos selecionados por sete curadores acontece no dia 31 de março. Cada dia de Festival vai abranger um tema específico com a exibição de três projetos por dia:

  • 12/04 – Novas Tecnologias e Audiovisual
  • 13/04 – Literatura
  • 14/04 – Gastronomia
  • 15/04 – Artes Plásticas e Manuais
  • 16/04 – Hip Hop
  • 17/04 – Ritmos
  • 18/04 – Teatro

As inscrições dos projetos devem ser feitas através do site: www.ubuntufestival.com.br 


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

©2021 Deltha Contabilidade - Todos os direitos reservados. | by Cloudbe

× Como podemos te ajudar?

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?