Facebook cria robô para instalação de fibra óptica automatizada nos postes elétricos
Medida tem custo baixo e poderá levar a tecnologia à regiões mais distantes que não possuem acesso
O Facebook apresentou na terça-feira (5) um robô capaz de instalar, semi automaticamente, fibras óticas em postes elétricos. Trata-se de um sistema pendurando em fios elétricos que trançam os cabos de fibra ótica nos postes, mas que precisa do trabalho humano para passar a máquina entre um poste e outro.
Nomeado de Bombys, o projeto prevê levar fibra ótica a lugares ainda não conectados de maneira rápida, barata e eficiente. “Primeiro pensamos nas linhas elétricas de média tensão, as conhecidas três linhas que vemos no topo de um poste de luz. Na maior parte do mundo, as linhas de média tensão passam por quase todas as ruas, se pudéssemos achar uma forma de acrescentar a fibra óptica a essas linhas elétricas, teríamos uma solução que poderia ser aplicada no mundo todo”, diz Karthik Yogeeswaran, engenheiro de sistemas sem fio do Facebook.
O desafio está no peso que os postes ganharão com a tecnologia, porque 1 km de fibra óptica pesa cerca de 113 kg, em uma rápida comparação, os sistemas de fios mais antigos pesavam 36 kg, isso sem contar o peso do robô pendurado, deixando um peso insuportável para os fios elétricos aguentarem.
“Para resolver esses desafios de design, empregamos algumas estratégias, primeiro, usamos a corda trançada Kevlar para tornar o cabo forte, em seguida, lidamos com o desafio de tamanho e peso reduzindo o número de fios de 96 para 24. Graças às tecnologias mais recentes, uma única fibra pode atender até 1 mil residências”, explicou a apresentação.
“Então, 24 fibras poderiam atender a todas as casas e empresas pelas quais uma linha elétrica passa. Finalmente, trabalhamos com os melhores fornecedores de materiais para desenvolver um revestimento para a fibra resistir à altas temperaturas encontradas nas linhas elétricas e ao arco elétrico nas linhas de alta tensão”.
“O Bombys oferece aos serviços públicos uma ferramenta para atender às necessidades de modernização da rede e fornecer suporte para a banda larga nas áreas mais rurais por um custo mais baixo para os consumidores desses serviços”, diz o CEO da Tilson Tech, Joshua Broder.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br
Tags: banda larga facebook fibra optica inovaçao poste de luz tecnologia