Extração de minérios no fundo do mar para fabricação de baterias de veículos elétricos são autorizados por 15 anos


Algumas empresas são contra e querem o banimento da extração, outras se dizem favorável pela enorme quantidade à 4 mil metros de profundidade


As empresas The Metals Company e Nautilus Minerals estão enviando equipamentos pesados para a região Clarion-Clipperton, no Oceano Pacífico, para a extração de nódulos de níquel, cobre, basalto, manganês e outros minérios no fundo do mar, que são essenciais para a produção de baterias em veículos elétricos.

A tendência em veículos elétricos entre as montadoras ao redor do mundo está demandando a nova extração no fundo do mar, que já gerou muitas polêmicas entre outras empresas, em março, as montadoras Volvo e BMW se juntaram à Samsung e Google na petição contra a mineração marítima, querendo o banimento da extração.

Segundo as empresas e especialistas, as consequências dessa exploração podem ser irreversíveis à natureza, “chegamos à uma conclusão de que está faltando uma compreensão dos impactos da biodiversidade na mineração em mar profundo, queremos mandar um sinal claro à indústria para que, até estes problemas serem resolvidos, minerais do fundo do mar não são uma boa opção para nós”, afirma Claudia Becker, representante de suprimentos da BMW à BBC.

O local de extração fica entre as ilhas do Havaí e o México, sendo conhecimento dos minérios da região desde 1876, ficando a 4 mil metros abaixo do mar. Mas mesmo com as controvérsias, a International Seabed Authority (Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos) autorizou 17 empresas a minerarem até 75 mil km² de área da região por 15 anos.

“A tecnologia de mineração representa uma oportunidade extraordinária para o progresso, mas também representa uma ameaça, seja por mineração em mar profundo ou por maior industrialização e sobrepesca”, diz o especialista Oliver Steeds, criador da fundação de pesquisa em mar profundo Nekton.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

Tags:
0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

©2021 Deltha Contabilidade - Todos os direitos reservados. | by Cloudbe

× Como podemos te ajudar?

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?