Elon Musk recebe autorização da Anatel para satélites operarem em órbita baixa no Brasil


Projeto prevê acesso à internet em locais sem conectividade, mas Starlink ainda não divulgou planos e propostas


A empresa do bilionário norte-americano Elon Musk, Starlink, conseguiu autorização da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para poder operar satélites de órbita baixa no Brasil, podendo assim oferecer serviços de internet em todo o Brasil. Além disso, outra empresa, a Swarm, também teve autorização para implantação de satélites por aqui para serviços de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês).

Agora, territórios afastados de grandes centros urbanos e com baixa conectividade e infraestrutura via cabos poderão ter conexão de alta velocidade à internet usando antenas, tornando possível, com o boom do trabalho Home-Office, a habitação em locais totalmente isolados, para quem gosta de mata, florestas, campos, serras ou outros pontos distantes.

A licença para a Starlink oferecer seus serviços será válido até março de 2027, enquanto a Swarm Technologies conseguiu licença até 2035.

Com isso, a Starlink chega ao Brasil com o nome de Starlink Brazil Holding Limitada. Mas a empresa ainda não divulgou seus planos, metas, trabalhos, prazos e áreas de cobertura. O que se sabe é que Elon Musk recebu autorização para colocar em órbita baixa incríveis 4.408 satélites.

A SpaceX lançou, desde 2018, mais de 600 satélites com o objetivo de oferecer internet de banda larga com preço acessível em locais sem acesso a conexão. A estimativa para concretizar esse projeto da Starlink é de por em órbita nada mais, nada menos, do que 12 mil satélites, pensando 260 quilos cada um.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

©2022 Deltha Contabilidade - Todos os direitos reservados. | by Cloudbe

× Como podemos te ajudar?

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?