El Salvador é o primeiro país a reconhecer o bitcoin como moeda legal
Criticados por especialistas, governo vê oportunidade de crescimento do PIB com criptomoeda
O país localizado na América Central, El Salvador, se tornará o primeiro país no mundo a reconhecer o Bitcoin como uma moeda legal. Para o governo de Nayib Bukele, a legalização da moeda contribuirá com 400 milhões de dólares, evitando perdas nas remessas enviadas ao exterior, representando 22% do PIB.
Mas a medida adotada pelo governo vem sendo questionada por especialistas e residentes de El Salvador. Em pesquisa realizada pela Universidade Centro-Americana (UCA), 7 em cada 10 salvadorenhos discordam ou discordam veementemente o bitcoin circular ao lado do dólar.
A UCA também revelou em pesquisa, que 65,2% da população não tem interesse em baixar a carteira eletrônica “Chivo” necessária para fazer compras e vendas em bitcoins.
A Assembleia Legislativa destinou um fundo de 150 milhões de dólares para converter em bitcoin, garantindo em lei o livre câmbio entre dólar e bitcoin obrigando estabelecimentos aceitarem a criptomoeda como pagamento.
Serão instalados 200 pontos Chivo, ou seja, caixas eletrônicos bitcoin, com proteção do exército para evitar possíveis protestos e depredações.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnew.com.br
Tags: bitcoin carteira chivo criptomoeda dolar economia el salvador politica