Cientistas da Escócia desenvolvem holograma capaz de dar sensação de toque


Sistema “aerofático’ usa jatos de ar na medida certa provocando a sensação similar de tocar nos objetos


Um grupo de pesquisadores da Universidade de Glasglow, na Escócia, produziram uma tecnologia em holograma capaz de ser tocado e sentido, segundo os cientistas, a tecnologia usa jatos de ar permitindo a sensação do toque, chamado de “aerofática”.

Ravinder Daahiya, professor de eletrônica e nanotecnologia da Universidade, os jatos de ar dá a sensação de sentir os dedos, as mãos e os pulsos das pessoas. Os estudos da nova tecnologia foram publicados no Advanced Intelligent Systems.

“Com o tempo, isso poderia ser desenvolvido para permitir que você conhecesse um avatar virtual de um colega do outro lado do mundo e realmente sentisse seu aperto de mão, pode até ser o primeiro passo para construir algo como um holodeck”, afirma o professor no artigo.

A novidade dessa tecnologia é não precisar de luvas ou controlador de mão para a sentir o toque, há um dispositivo que responde aos movimentos da mão soprando ar com a quantidade exata de força na pessoa, dando a sensação de toque.

O teste do holograma foi feito com a projeção de uma bola virtual de basquete, com a sensação de ser tocada, rolada e quicada de maneira convincente, parecendo uma bola de verdade.

“O feedback de toque dos jatos de ar do sistema também é modulado com base na superfície virtual da bola de basquete, permitindo que os usuários sintam a forma arredondada da bola enquanto a rola com a ponto dos dedos ou quando a quicam, e o tapa na palma da mão, quando ela retorna”, complementa o professor.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

Tags:
0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

©2021 Deltha Contabilidade - Todos os direitos reservados. | by Cloudbe

× Como podemos te ajudar?

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?