Brasileiro gasta menos e compra mais no supermercado, diz estudo


Levantamento da Fipe com a Alelo mostra que valor gasto caiu, porém volume de transações registrou leve alta em agosto


Em agosto, os consumidores gastaram menos dinheiro nos supermercados, porém realizaram mais compras. De acordo com o Índice de Consumo em Supermercados, feito pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) em parceria com a Alelo, houve queda de 2,4% no valor gasto com alimentos e leve incremento de 0,4% nas transações em relação a julho.

Os resultados, de acordo com os economistas da Fipe, podem ser explicados pelo ritmo da inflação dos alimentos. Em agosto, o IPCA registrou deflação de 0,85% para o grupo de alimentação e bebidas, sendo que o subgrupo “alimentação em domicílio” caiu 1,26%.

Os estados com a maior alta de consumo de alimentos nos supermercados em agosto foram Pará (22%), Minas Gerais (15,2%) e Acre (14%). Os estados com menor consumo foram Amapá (-4,3%), Goiás (-4,1%) e Amazonas (-3,4%).

Segundo o levantamento, no acumulado dos últimos 12 meses até agosto, o volume e o valor das transações subiram 5,9% e 3,1%, respectivamente.

Para os restaurantes, que vão na mão contrária e lidam com a pressão inflacionária –alta de 5,7% no IPCA– houve uma queda de 2,3% no valor gasto pelos clientes e alta de 1,6% nas transações.

Na comparação com agosto de 2022, a queda nos gastos dos consumidores foi de 10,7%. Fonte: Folha de SP


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

©2024 Deltha Contabilidade - Todos os direitos reservados. | by Cloudbe

× Como podemos te ajudar?

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?