Banco Central define nome da primeira moeda digital do país: Drex
O primeiro real digital deve ser lançado até o fim de 2024 para o público geral; a moeda será emitida pelo BC como extensão da moeda física
O Banco Central definiu nesta segunda-feira (7) o nome da nova moeda digital oficial do país: Drex, que representa a abreviação “Digital Real X”.
O primeiro real digital deve ser lançado até o fim de 2024 para o público geral. A moeda será emitida pelo BC como extensão da moeda física, sob custódia da própria autarquia federal e de acesso através das carteiras virtuais de bancos e instituições financeiras. A moeda surge com a intenção de baratear os custos de operações bancárias, além de aumentar a inclusão dos consumidores no novo mercado financeiro, segundo o BC.
“O real digital é uma expressão da moeda soberana brasileira, que está sendo desenvolvida para dar suporte a um ambiente seguro onde empreendedores possam inovar e onde os consumidores possam ter acesso às vantagens tecnológicas trazidas por essas novas ferramentas, sem que para isso precise se expor a um ambiente financeiro não regulado”, afirmou, em nota aa autarquia monetária.
O Drex poderá ser trocada por papel-moeda e vice-versa e terá sua valorização semelhante ao dinheiro em espécie, ou seja, sem remuneração automática.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br