Banco Central anuncia serviço de saque e troco via PIX a partir de 29 de novembro
Banco Central visa melhorar a eficiência nos serviços de saque por meio da redução de custos e melhorias nas condições de oferta e de precificação
A partir do dia 29 de novembro será possível realizar saque e receber troco via PIX, segundo o Banco Central (BC), o novo serviço estará disponível em todas as instituições que aceitam o PIX como pagamento.
“O PIX Saque érmitirá que todos os clientes de qualquer participante do PIX realizem um saque em um dos pontos que ofertar o serviço. Estabelecimentos comerciais, redes de caixas eletrônicos (ATMs) compartilhados e os próprios participantes do PIX, por meio de seus ATMs próprios, poderão ofertar o serviço. Para ter acesso aos recursos em espécie, basta que o cliente faça um pix para o agente de saque, em dinâmica similar á de um PIX normal, a partir da leitura de um QR Code mostrado ao cliente ou a partir do aplicativo do prestador de serviço”, pontua o BC.
“A dinâmica é a mesma em relação ao PIX Troco, com a diferença que o saque de recursos em espécie acontece junto com a realização de uma compra no agente de saque. Nesse caso, o PIX é feito pelo valor total (compra + saque). O extrato do cliente evidenciará o valor correspondente ao saque e o valor correspondente a compra”, conclui.
Foi estabelecido que tanto PIX Saque, quanto o PIX Troco terá um limite máximo de transação de R$ 500 durante o dia e R$ 100 entre as 20h e 6h. Os estabelecimentos podem escolher se querem aderir as novas ferramentas, podendo autorizar as duas funções ou apenas uma delas.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br
Tags: banco banco central bc caelular central economia facilidade saque serviço