Restaurantes self-service fecham as portas na crise causada pela Covid-19

Em bairros empresariais da cidade de São Paulo, como Vila Olímpia, Brooklin e Itaim Bibi, não existe mais a fila de pessoas de terno e gravata esperando para fazer uma refeição em um restaurante. O que se vê são várias portas fechadas e muitas placas de “aluga-se” ou “vende-se”


Pandemia = fique em casa.
Fique em casa = desemprego, perda de renda, falência.

Essa tem sido a matemática da crise econômica desde o início da pandemia. Para não se contaminar e salvar sua vida, é necessário ficar em casa.

Mas, ficar em casa é privilégio de poucos. Muita gente precisa sair de casa todos os dias para trazer alimento para casa.

E, falando em alimentos… quem trabalha no setor gastronômico tem sofrido. Ao ficar em casa, muitas pessoas deixaram de consumir nos restaurantes, que acabam demitindo funcionários e então, fechando de vez.

Em bairros empresariais da cidade de São Paulo, como Vila Olímpia, Brooklin e Itaim Bibi, não existe mais a fila de pessoas de terno e gravata esperando para fazer uma refeição em um restaurante. O que se vê são várias portas fechadas e muitas placas de “aluga-se” ou “vende-se”.

De acordo com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), 335 mil restaurantes e bares fecharam durante a pandemia e isso significa o fim de 1,3 milhão de postos de trabalho.

Até o início de 2020, o Brasil tinha 200 mil restaurantes modelo self-service, em que o próprio cliente pode fazer seu prato. Mas, agora esse número foi reduzido para 120 mil restaurantes self-service.

No Estado de São Paulo, a falência atingiu 50 mil estabelecimentos, sendo 12 mil deles na cidade de São Paulo.

“Todos estão sofrendo. Todo mundo se endividou com fornecedores, banco, funcionário e fisco achando que 2021 seria melhor, e foi bem pior. Muitos não vão se recuperar nunca mais. E são pequenos empresários, pessoas que acumularam seus recursos em décadas de trabalho e agora perderam, e estão fechando endividados”, afirma Percival Maricato, presidente do Conselho Estadual da Abrasel-SP.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

©2021 Deltha Contabilidade - Todos os direitos reservados. | by Cloudbe

× Como podemos te ajudar?

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?