O que é mentoria interna e como o programa pode transformar a cultura organizacional de uma empresa?

Executiva de Gestão e Gente da Sabesp traz case de sucesso implementado na companhia neste ano

Um programa de mentoria interna é um projeto a médio e longo prazo que pode trazer grandes resultados para as organizações. Estruturada em etapas, a iniciativa conta com a participação de todos os níveis, desde os colaboradores até líderes e gestores, transformando a cultura organizacional das empresas e gerando mais segurança psicológica.

Nos programas de mentoria, os mentores são profissionais experientes que assumem o papel de orientadores e conselheiros a fim de direcionar seus mentorados sobre temas como o desenvolvimento pessoal e de carreira. Além de estimular um ambiente de aprendizagem e troca de conhecimentos, a ação cria um espaço acolhedor para que os colaboradores tenham voz.

Para as mulheres, os programas de mentoria são ainda mais importantes. Dentro das empresas, o grupo ainda é minorizado e enfrenta diversos desafios para a ascensão na carreira e crescimento profissional, entre eles a desigualdade salarial, assédio sexual, dupla jornada e a maternidade.

Pensando nisso, Sabrina de Menezes, diretora de Gente e Gestão da Sabesp, trouxe a companhia o 1º Programa de Mentoria para Mulheres, um projeto que contou com mais de 230 participantes em sua estreia neste ano com o objetivo de fortalecer a cultura de segurança psicológica, auxiliando colaboradoras e executivas da companhia a desenvolverem suas soft skills e a enfrentarem os desafios diários do mercado de trabalho.

A iniciativa mobilizou 33% das executivas e 10% das profissionais do corpo de colaboradores da Sabesp que estiveram imersas no projeto ao longo de três meses. “Na simplicidade de um papo entre mulheres, tentamos criar um espaço real de escuta ativa, empoderamento e crescimento pessoal para as participantes das oficinas de mentoria. O programa nasceu da necessidade de estimular o compartilhamento de experiências, orientação de carreira e, principalmente, acolhimento frente à temática do assédio moral e sexual”, explica a executiva.

Desde setembro de 2023, o projeto vinha sendo planejado sob a liderança da diretora que desenvolveu junto a sua equipe o planejamento e execução dos encontros entre mentoras e mentoradas, nos quais as mulheres da companhia, em diferentes cargos e níveis corporativos, podiam compartilhar suas dificuldades e percepções sobre o universo feminino no trabalho. Ao todo, 49 executivas foram mentoras de 190 mulheres inscritas no programa.

“Nesse pontapé inicial, foi muito importante para nós contar com a participação de líderes que inspiram outras mulheres, pois todas nós, em algum momento, precisamos de referências e de um incentivo que muitas vezes não temos em casa, no trabalho ou em nós mesmas”, acrescenta Sabrina. 

A diretora comenta que o programa é o primeiro passo para que o assunto possa ser mais falado e colocado em pauta, além de ajudar a provocar um olhar diferente com relação às dores que atingem todas as mulheres que se dividem entre carreira, família, maternidade, estudos, sonhos e projetos pessoais, e coloca em debate a temática do assédio dentro da companhia.

“O programa de Mentoria para Mulheres é um marco cultural fundamental para que, ao invés de rivalidade e competição, possamos gerar um espaço de segurança psicológica, com acolhimento e encorajamento entre mulheres. Queremos que essas mulheres acreditem no potencial que têm e assim consigam desenvolver suas próprias habilidades e competências, para além de todos os desafios do mercado de trabalho”, finaliza.

Foto: Freepik


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

©2024 Deltha Contabilidade - Todos os direitos reservados. | by Cloudbe

× Como podemos te ajudar?

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?